domingo, 22 de julho de 2012

Machado de Assis: ficcionista , ficcionalizado e outros -ficc

Na literatura Machado de Assis não é celebridade apenas como ficcionista.O bruxo do Cosme Velho como o chamam, também protagoniza o ficcionismo de outros escritores. Ficcional ou não, Machado é de todos. As pesquisas em torno de Machado não devem direcionar-se apenas ao ficcionista notável que foi, mas buscar conhecer e pôr em relevância o que existe de ficcionalidade sobre esse autor. Se no texto de Machado a ficção brasileira alçou projeção, no imaginário coletivo de milhares de machadianos - a ficcionalização de Machado apresenta-se como uma tarefa ininterrupta.Ficcionar Machado, eis a tarefa!! Por isso,não nos basta a ficção de Machado, devemos tratá-lo mais ficcionalmente. A literatura precisa do Machado ficcionado. Uma boa dica sobre Machado ficcionalizado está no livro Um Amante Muito Amado: Machado de Assis, de Maria Eli de Queiroz, Impressa Oficial do Rio de janeiro,2000, 274 p.O livro é uma dessas muitas "invenções" sobre Machado. No posfácio, a autora dirige-se ao leitor, dizendo: "Atrevo-me a discordar de Mário de Andrade que, em Apsctos da literatura brasileira, ratifica Maranõn dizendo ter sido Machado de Assis a expressão do macho perfeito, sem nenhuma inquietação sexual. Ora com todo o respeito que devoto à opinião de Mário de Andrade, ouso afirmar: isso não é verdade. Em carta enviada a Dona Carolina Augusta Xavier de Novaes, então sua noiva, o próprio Machado de Assis confessara as inquietações sentidas: (...)A minha história passada do coraç que dizer; do otrão, resume-se em dous capítulos: um amor não correspondido; outro correspondido. Do primeiro, nada tenho que dizer; do outro não me queixo: fui eu o primeiro a rompê-lo. Não me acuses por isso;há situações que se não prolongam sem sofrimento. Uma senhora de minha amizade obrigou-me, com seus conselhos, a rasgar a página desse romance sombrio; fi-lo com dor, mas sem remorso. Eis tudo." Trecho da carta de Machado de Assis a D. Carolina, datada de 2/março/1868/9? Em torno de posíveis amores de Machado, Maria eli de Queiroz constrói seu Machado ficcional. Disponho de um exemplar: Usado em bom estado. R$20,00 + Frete (Correios) Ligue 21 9659 3534 para solicitar ou escreva, comente, dê a sua opinião no blog.

Nenhum comentário: